Projeto de educação financeira do Ceim Olga Bortot Molina ensina alunos a poupar dinheiro e realizar metas

Projeto de educação financeira do Ceim Olga Bortot Molina ensina alunos a poupar dinheiro e realizar metas

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O Ceim Olga Bortot Molina, no bairro Canivete, está desenvolvendo com as turmas de 5 anos o projeto “Poupar para realizar sonhos”, voltado à educação financeira. O intuito é despertar no aluno a importância de aprender a economizar e poupar. Metas foram estabelecidas e sonhos das turmas já foram concretizados com ações desenvolvidas ao longo do projeto, como o passeio no carretão da alegria, piquenique, ida ao shopping e ao cinema.

 

Para incentivar os alunos a poupar e realizar os sonhos das turmas e, também, às famílias a economizar na residência, diversas atividades foram desenvolvidas na escola e outras propostas para serem realizadas em casa.

 

Em casa, os pais e responsáveis dos alunos do matutino, por exemplo, tinham como meta, junto às crianças, por meio de atitudes simples no dia a dia a economizar água e energia, e, no fim do mês, analisar o talão na presença da criança e verificar se a meta foi ou não alcançada. Os alunos também foram orientados a gastar menos com guloseimas. No turno vespertino, dentre as ações estavam a produção de pipoca e de chaveiros que foram comercializados para a comunidade escolar.

 

A diretora Eliana Wagner Moreira pontuou que estudos demonstram que aprender a administrar o dinheiro durante a infância gera impactos positivos para a saúde financeira no futuro. Para isso, a escola contou com o apoio da família nas atividades.

 

“Ao ensinar o aluno a lidar com dinheiro desde pequeno, quando adulto terá mais chances de aprender a administrar o seu salário e a sua vida. Vai saber guardar para comprar e para poupar mais. Além das atividades em sala de aula, incentivamos a economia dentro de casa, com ações simples como não deixar a torneira aberta e apagar as luzes, quando não for necessário mantê-las acesas, mas que fazem uma diferença no orçamento no fim do mês e no nosso planeta. Agradecemos a participação dos pais e todo apoio nesse projeto”, explicou a diretora.

 

Rodas de conversa, leitura de textos e literatura infantil que abordam a educação financeira, assim como o manuseio de cédulas e moedas, pesquisa de preços, trabalho com encartes de supermercado, atividades sobre sonhos que o dinheiro pode comprar e sonhos que o dinheiro não pode comprar, por exemplo, foram assuntos trabalhados em sala de aula.