
Linhares lança Saborear 2025 e reforça identidade gastronômica do município
Em Linhares, gastronomia é mais do que comida: é memória, cultura e convivência. Com esse propósito, empreendedores, curadores gastronômicos e representantes do turismo local se reuniram na tarde da última segunda-feira (1º), no Espírito Hub, no bairro Colina, para o lançamento do Saborear Linhares 2025. O evento é um dos quatro movimentos do projeto Sabores e contou com a apresentação oficial do calendário de atividades.
A condução foi feita por Werliton Machado, Head de Projetos da Marques Produções, que marcou o início da contagem regressiva para um dos maiores encontros gastronômicos do Espírito Santo. O Saborear tem apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Entre os dias 17 de setembro e 1º de outubro, o município vai receber o Roteiro Gastronômico, quando restaurantes e estabelecimentos parceiros irão oferecer entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos e acessíveis. Já de 2 a 4 de outubro, o público poderá conferir o festival gastronômico, que será realizado no bairro Três Barras com estrutura inédita, reunindo expositores, experiências sensoriais e atrações culturais, valorizando a economia criativa e ingredientes regionais.
O evento também prestará homenagem a uma figura histórica de Linhares: Tia Dulce, carinhosamente conhecida como a “tia da cidade”, lembrada por sua contribuição à cultura local.
Para mostrar a relevância do projeto, foram divulgados os resultados do Festival de Outono de Linhares, realizado em abril como parte do Sabores: foram mais de 70 expositores, cerca de R$ 10 milhões movimentados, 40 mil visitantes recebidos, 10 mil m² de área ocupada e 50 horas de programação cultural.