Bruno Marianelli sai na frente como o mais lembrado para futuro prefeito de Linhares, em pesquisa espontânea entre os eleitores de Linharenses.

 Bruno Marianelli sai na frente como o mais lembrado para futuro prefeito de Linhares, em pesquisa espontânea entre os eleitores de Linharenses.

0 Por

Futura: pesquisa indica cenário indefinido para prefeito; na espontânea, Bruno está na frente

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 27 de junho e 1º de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais

Futura: pesquisa indica cenário indefinido para prefeito; na espontânea, Bruno está na frente

 

 

A primeira rodada de pesquisa pré-eleitorais de Linhares, realizada pela Futura no projeto 100% Cidades, aponta indefinição no cenário para a disputa do Executivo municipal.
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (10), o atual prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) aparece na frente, com 16,7% das intenções de voto.
A diferença para o segundo colocado, Lucas Scaramussa (Podemos), é menor que 1 ponto percentual. O deputado estadual aparece com 15,9% das intenções de voto. Com isso, eles estão empatados na margem de erro, de 4,9 pontos para mais ou para menos.
Em terceiro lugar aparece José Carlos Elias (PT), com 8,3%. Em seguida, empatados na margem de erro, aparecem Maurinho Rossoni (PL), com 1,3%, e Luiz Durão (PDT), com 0,5%.
Cerca de 6,9% dos eleitores entrevistados na pesquisa citaram outros candidatos que não foram elencados no cenário estimulado e nem alcançou 1%.
Ninguém, branco ou nulo totalizam 4,6% e indecisos, não sabem ou não responderam somam 45,9%.
1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Linhares
Os cinco nomes foram apresentados no cenário estimulado. Lucas Scaramussa aparece em primeiro, com 28,0% das intenções de voto. Em segundo lugar está José Carlos Elias, com 24,1%.
O atual prefeito, que tomou posse em 2020 após Guerino Zanon renunciar ao cargo, Bruno Marianelli aparece com 23,1%.
O ex-deputado Luiz Durão tem 11,5% das intenções de votos. Maurinho Rossoni foi citado por 1,3% dos entrevistados.
Ninguém, branco e nulo somam 4,6%. Já indecisos, não souberam ou não responderam totalizam 7,4%.
Rejeição: candidato que não votaria
Na pesquisa estimulada de rejeição, quando são questionados em quem não votariam, Luiz Durão foi citado por 44,3% dos entrevistados. José Carlos Elias foi apontado por 28,6%, enquanto Bruno Marianelli foi mencionado por 13,6%. Maurinho Rossoni foi citado por 13,1% e Lucas Scaramussa por 12,2%.
Dos eleitores entrevistados, 2,6% disseram que rejeitam todos os candidatos e 13,4% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 5,7% não souberam ou não responderam à questão.
Como os eleitores se informam?
Os eleitores também foram questionados por quais canais normalmente se informam sobre os candidatos. Cerca de 33,6% citaram espontaneamente a televisão, 21,7% disse as conversas com amigos e familiares, 19,1% mencionaram as redes sociais, 12,3% citou os sites de notícias, 2,6% disse as emissoras de rádio e 1,7% os jornais. Não souberam ou não responderam somam 21,8%.
Metodologia da pesquisa
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 27 de junho e 1º de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08076/2024.