Expo Linhares inova e terá suas emissões de CO2 neutralizadas na edição deste ano
Ação sustentável faz da Expo Linhares 2024 o primeiro grande evento do Norte do estado a realizar compensação de dióxido de carbono e um dos poucos no estado a adotar a prática
A Expo Linhares 2024, que acontece entre os dias 21 e 25 de agosto, no Parque de Exposições de Linhares, será um marco para eventos sustentáveis no Espírito Santo. A festa, que contará com shows nacionais e regionais, parque de diversões e atividades culturais, terá suas emissões de C02 e outros gases causadores do efeito estufa compensadas. Este é o primeiro grande evento do Norte do estado a adotar essa iniciativa e a organização pretende inspirar o setor de eventos para que a prática se torne um hábito no meio.
Em uma parceria inédita com o Grupo Marca Ambiental e com a startup ECO55, a ação será dividida em duas etapas: a realização do inventário de emissões e a compensação das emissões de CO2 através da aquisição de crédito de carbono dos projetos sustentáveis do Grupo Marca.
Segundo Laís Cavalcante, coordenadora de marketing do Grupo Marca Ambiental, a parceria com a Expo Linhares 2024 é uma grande oportunidade de mostrar como é possível realizar grandes eventos de forma sustentável. “Ao compensar as emissões de carbono, estamos contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e conscientizando o público sobre a importância de ações como essa”, destaca.
A organização do evento também celebra essa iniciativa. “A Expo Linhares 2024 não é apenas uma festa para celebrar a nossa cultura e promover o entretenimento, mas também uma plataforma para práticas inovadoras e responsáveis. Ao nos tornarmos um evento carbon free, damos um passo importante em direção a um futuro mais sustentável. Esperamos que essa ação inspire outros eventos na região e no estado”, afirma um dos membros da Comissão Organizadora.
Sobre a aquisição de créditos de carbono
A aquisição de créditos de carbono reforça o compromisso da Expo Linhares 2024 com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Ao adquirir os créditos no mercado, o evento investe em projetos que compensam emissões de gases de efeito estufa, não apenas minimizando seu impacto ambiental, mas também contribui para um futuro mais verde e saudável. Essa ação demonstra que é possível alinhar o crescimento econômico com a responsabilidade ecológica, criando um legado positivo para as próximas gerações.