Prefeitura intensifica fiscalização de lotes e terrenos baldios e multa pode chegar a R$ 1,6 mil
O objetivo é controlar a incidência de sujeira e mato nos espaços, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo o Departamento, só este ano – entre janeiro e fevereiro, 62 donos de lotes e áreas particulares foram notificados por falta de limpeza. Desse total, 07 receberam multas que chegam a R$ 1,6 mil por serem reincidentes.
Os bairros que lideram o número de notificações são Três Barras, Lagoa Park e Planalto.
Conforme o Código de Posturas do Município, os proprietários de terrenos baldios são responsáveis pela conservação dos locais, devendo mantê-los sempre limpos e capinados. Isso vale também para quintais e pátios. Se os fiscais encontraram um terreno sujo, eles notificam os proprietários para que façam a limpeza do terreno em até cinco dias.
Após esse prazo, outras penalidades previstas no Código de Posturas podem ser adotadas. O proprietário também recebe orientações sobre os problemas que os terrenos baldios causam para a saúde e a qualidade de vida da população.
A população pode contribuir informando ao setor de fiscalização sobre os terrenos que precisam de manutenção, entrando em contato pelos números 3372-6808, 98103-0822 ou 0800 283 7585, ou ainda pelo email: ouvidoria@linhares.es.gov.br.
Coleta de lixo doméstico e de entulhos
A Prefeitura de Linhares mantém um cronograma mensal de recolhimento de lixo doméstico e de entulhos em todos os bairros da cidade.
A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.
E o lixo doméstico apenas no dia que o carro passa.