Todos contra a dengue: escola do Pontal do Ipiranga realiza projeto em parceria com acadêmicas de Medicina

Todos contra a dengue: escola do Pontal do Ipiranga realiza projeto em parceria com acadêmicas de Medicina

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Todos contra a dengue: escola do Pontal do Ipiranga realiza projeto em parceria com acadêmicas de Medicina

 

Para conscientizar e desenvolver a compreensão sobre o mosquito transmissor da dengue, está sendo realizado no Ceim Agostinho Rigoni, no Pontal do Ipiranga, o projeto “Todos contra a dengue”. A iniciativa é uma parceria entre a escola e as estudantes de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), Ana Paula Freitas Zocatelli de Moura e Karla Gabriely Freitas Zocatelli de Moura, e acontecerá durante o primeiro semestre letivo.

 

Dentre as atividades programadas até o mês de março estão: roda de conversa; passeio em torno da escola para detectar possíveis focos; exibição de vídeos explicativos; músicas sobre o tema; teatro de fantoches; produção do mosquito da dengue com materiais recicláveis; brincadeiras; leitura de livros e panfletos relacionados ao assunto dengue e lixo; e palestra com profissionais da Unidade de Saúde da Família do Pontal do Ipiranga.

 

A diretora da escola, Pollyanna Calmon Cavalcante Silva, informou que o projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento por meio da conscientização social e ambiental; realizar atividades que estimulam e divertem; explorar diferentes materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio; estimular a interação e integração das crianças; e despertar na criança a atenção e a concentração.

 

O projeto foi idealizado para despertar o interesse dos alunos de forma natural, favorecendo as interações e o aprendizado. “Também influenciará no desenvolvimento da criança, pois auxiliará a compreensão sobre a dengue, conhecendo o mosquito transmissor da doença e os seus focos, os principais sintomas e perigos da enfermidade, além das formas de prevenção”, comentou a diretora escolar.

 

Este projeto possui o diferencial por ser multidisciplinar e utilizar diferentes ferramentas tecnológicas. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelos professores e monitores, e supervisionados pelas pedagogas Thayna Aldrigues e Palame Rodrigues.