Rio Bananal melhora índice de transparência pública em 160%

Rio Bananal melhora índice de transparência pública em 160%

0 Por

Contolador Geral da prefeitura de Rio Bananal Jardel Magnago

O município saltou da posição 74ª para a 32ª no Estado.

 

Graças a um trabalho realizado pela Controladoria Geral do Município, a Prefeitura de Rio Bananal elevou em 160% o seu índice de transparência nas contas públicas, alcançando 77,8 pontos em 2023 contra apenas 29,9 pontos no ano passado.

Com isso, Rio Bananal deixou a posição 74ª entre os 78 municípios capixabas e saltou para a 32ª colocação, se tornando a cidade que mais evoluiu em transparência no Estado em 2023.

O índice de transparência das prefeituras do Espírito Santo é medido pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Capixaba, que define o ranking dos municípios com base em indicadores das próprias administrações municipais.

A entidade atua desde 2001 no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e no incentivo à participação ativa da população no controle social. Ela avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. Não possui vínculos político-partidários, não recebe verbas públicas e atua com voluntários e parceiros com interesses comuns de aperfeiçoamento do ambiente público e das instituições democráticas.

“O resultado é fruto de muito trabalho no sentido de melhorar a transparência do município, por meio de ações concretas, voltadas ao atendimento eficiente das demandas da sociedade, que tem se interessado cada vez mais em acessar os dados públicos, o que é direito garantido por lei. Continuaremos trabalhando para alcançarmos as primeiras colocações no próximo ano”, projeta o Controlador Geral da Prefeitura de Rio Bananal, Jardel dos Santos Magnago, que é MBA em Gestão Pública.

Ele ainda destacou a importância do respaldo dado pelo prefeito Edimilson Eliziário ao trabalho da Controladoria. “Ele abraça as nossas ideias”, disse.

 

Parabéns a Prefeitura de Rio Bananal, parabéns ao controlador! Jardel dos Santos Magnago.