‘Corra, se esconda e lute’: ES vai aplicar protocolo dos EUA em escolas
[ O governo do Espírito Santo vai importar dos Estados Unidos um protocolo para ser aplicado nas escolas em caso de ataques em massa com atiradores. Trata-se de um conjunto de ações que será ensinado para alunos, professores e demais membros da comunidade escolar para garantir que mais vidas sejam preservadas em um evento violento. O protocolo se chama “Corra, se esconda e lute”, uma tradução direta do “Run, Hide, Fight” utilizado nas escolas americanas e formulado pelo FBI (polícia federal norte-americana).
A aplicação do protocolo é um dos eixos do Plano de Segurança Escolar, apresentado pelo governo estadual em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (27). Embora a inspiração venha das autoridades americanas, os detalhes ainda estão sendo discutidos com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, ressaltou que os protocolos existentes atualmente em caso de grandes tragédias, como um grande incêndio ou desabamento de um prédio, não se aplicam às ocorrências de ataque armado a escolas.
“No caso do desabamento de um prédio ou um incêndio de grandes proporções, a pessoa tem que correr imediatamente e abandonar aqueles locais. No caos do atirador ativo, o protocolo é completamente diferente. Se eu correr da edificação, acabo indo ao encontro desse indivíduo”, ressalta o secretário.