Projeto 50 minutos de leitura incentiva prática da oralidade e escrita dos alunos de escola do Farias
Uma vez por semana, os professores da Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, desenvolvem o projeto “50 minutos de leitura” com os alunos dos 5º aos 9º anos. A proposta é despertar o gosto pela leitura e, consequentemente, melhorar a parte escrita.
A aluna Sarah Alves Souza tem 9 anos, cursa o 5º ano, adora quando a professora faz a parada da aula para o momento de leitura. “Muito legal o projeto. Eu gosto de aprender a ler e já melhorei a leitura. Aprendi também que é importante ir à biblioteca”, comentou a aluna. O David Lucas Campos Mucellin, 10 anos, já tem os seus temas de leitura preferidos. “Gosto mais dos livros de aventura e de aprender sobre a natureza”, comentou o aluno.
A professora da Sarah e do David, a Ana Cristina Soprani, informou que o projeto surgiu no início do ano quando conversavam na escola sobre quais estratégias deveriam ser adotadas para incentivar o interesse do aluno pela leitura, haja visto que eles haviam ficado muito tempo fora da sala de aula, sem a assistência presencial do professor, devido à pandemia.
“Na parada para leitura, o professor pode envolver diversos gêneros textuais e cada um desenvolve a sua dinâmica conforme a série. Nos 5º anos opto por gêneros textuais da literatura infantil, com os livros que os alunos gostam mais, e por serem mais coloridos. Já tenho percebido resultados importantes, como a procura pelo ambiente da biblioteca e a materiais específicos para leitura”, explicou a professora de Educação Básica.
A professora de Língua Portuguesa Joyana Rodrigues da Silva é quem conduz o projeto com as turmas de 6º e 7º anos, e a Elisângela de Jesus Borlini, com os 8º e 9º anos.
“Trabalhamos um gênero textual a cada trimestre, conforme plano de ensino estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já vemos resultados das sementinhas que vamos plantando no caminho. Esse projeto é um incentivo a mais para os alunos que só vão conseguir escrever melhor, a partir do momento que eles praticarem a leitura”, disseram as professoras de Língua Portuguesa.